
Ribeirão Preto poderá receber uma das etapas da Fórmula Indy a partir de 2010. A prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera (DEM), assinou um protocolo de intenções, durante a etapa de Long Beach, nos Estados Unidos com a organização da categoria de automobilismo, que vai oficializar o interesse da cidade do interior paulista.
A cidade concorre com Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro como candidata a uma possível prova no país, o que ainda está incerto. Ribeirão Preto usará a seu favor o fato de estar localizada num centro mundial produtor de etanol, combustível produzido da cana-de-açúcar e usado na F-Indy. Outro fato que reforçou o convite foi à disposição da prefeita em transformar a cidade em “Capital do Etanol”, manifestada por várias vezes na imprensa.
Dárcy Vera destacou as potencialidades de Ribeirão Preto, ressaltando que a cidade é a 27ª potencia econômica mundial, tendo a frente 26 capitais e ressaltou sua luta para tornar a cidade conhecida como capital mundial do etanol. “Quero trazer a Indy, porque somos conhecidos como a capital do Agronegócio, entre outros títulos, mas quero que a cidade seja conhecida também como a Capital Mundial do Etanol. Daí a minha luta em levar uma das etapas da Fórmula Indy para Ribeirão Preto”, disse.
A prefeita falou também que a vinda de uma das etapas da Fórmula Indy para o Brasil irá fomentar a economia local e tornará o Brasil uma vitrine para o mundo. “Teremos a oportunidade de mostrar para o mundo e divulgar o combustível brasileiro e que a cidade de Ribeirão Preto é um “mar de cana”, matéria prima do etanol brasileiro, combustível renovável e não poluente”, conta.
Sem autódromo, a cidade pretende realizar a prova em um circuito de rua - sete locais já foram visitados por dois representantes da Fórmula Indy no Brasil, Carlo Gancia e Willy Herrmann, e do vice-presidente de competições da categoria, Tony Coltman, para uma vistoria técnica de possíveis traçados para uma corrida de rua no primeiro semestre de 2010.
A prefeita Dárcy indicou duas áreas, um trecho do anel viário na zona sul e outra perto do aeroporto, que foram analisadas por Coltman em um helicóptero. Ele considerou a cidade "interessante", mas levará em conta os detalhes técnicos. Os três representantes da categoria estiveram na Unidade de Emergência (UE), do Hospital das Clínicas (HC), localizado no centro da cidade, e também conheceram a rede hoteleira, já que precisa contar com um bom centro de traumatologia, tanto para pilotos, trabalhadores e o público.
O orçamento ainda não foi avaliado, pois depende do tipo de circuito e das condições já existentes. A pista deverá ter entre 2,8 a 2,5 quilômetros.
Entretanto, o corredor da categoria automobilística e ribeirão pretano, Helio Castroneves deve visitar o presidente Luiz Ignácio Lula da Silva, ainda em junho, para intermediar para que Ribeirão Preto seja escolhida em receber uma etapa da F-Indy em 2010.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA COM A PREFEITA:
por: CHRISTIANE MARINHO
Nenhum comentário:
Postar um comentário